Abnominoplastia – Dicas e Cuidados

U Vivian Magalhaes   t 24 de maio de 2011


Anos e anos convivendo com o efeito sanfona, aquele que acontece quando emagrecemos e engordamos seguidamente, gestações, acúmulo de gordura, flacidez da pele, envelhecimento… Todos estes fatores podem contribuir para que o abdômen fique flácido, com pele sobrando e, particularmente no caso de mulheres que engravidaram muitas vezes, podem aparecer hérnias nesta região do corpo. Tais alterações no corpo acontecem em função do aumento intra-abdominal gestacional, que acaba por causar o afastamento da linha média do abdômen.

Abnominoplastia - Dicas e Cuidados

Abnominoplastia – Dicas e Cuidados

Abnominoplastia – O que é e quem pode fazer

Para corrigir esses e outros defeitinhos que muitas vezes incomodam é possível recorrer à abdominoplastia, que nada mais é do que uma cirurgia de correção da parede abdominal. Mulheres que tiveram filhos recentemente e que sentem dificuldade para perder a barriga, indivíduos com o peso próximo ao ideal, mas que não conseguem eliminar a barriguinha saliente com dieta e exercícios ou que apresentam um pouco de flacidez na região são bons candidatos para a cirurgia.

Como funciona a Abdominoplastia

Podem ser feitas abdominoplastias completas ou parciais, dependendo de como se encontra o abdômen no momento. Em ambas as cirurgias são feitas incisões laterais, parecidas com aquelas feitas em cesarianas, com a única diferença que no primeiro caso as incisões são longas, de um osso do quadril até o outro na área púbica, enquanto que no segundo as incisões são menores e as cicatrizes que ficarem após o procedimento poderão ser facilmente escondidas com roupas íntimas ou de banho.

Geralmente a anestesia usada neste tipo de cirurgia é a peridural, mas também pode ser usada a geral. Raramente a local é aconselhada.

Após as incisões terem sido feitas é retirado o excesso de pele e gordura acumulado da região abdominal, sendo que para pacientes que apresentam também gordura localizada na região, além de excesso de pele e flacidez, é recomendada ainda a lipoaspiração para que o resultado seja satisfatório. Em alguns casos, quando há muita pele e gordura para ser retirados, é necessário reconstituir o umbigo.

Depois da cirurgia o paciente ficará com um dreno na região abdominal, que é usado com o objetivo de evitar o aparecimento de seromas, que acontecem quando o líquido que se forma abaixo da pele é acumulado. Após alguns dias, de acordo com as recomendações de cada cirurgião, o dreno poderá ser removido.

Nas primeiras semanas o paciente precisa permanecer deitado em uma posição na qual não fique totalmente na horizontal (um apoio nas costas pode ajudar), evitando a tração nos tecidos operados e na cicatriz. Embora o repouso seja obrigatório nos primeiros dias, o paciente pode colaborar com a recuperação fazendo pequenas caminhadas para que haja a circulação sanguínea.

O tempo de recuperação da abnominoplastia varia muito em cada caso e depende também da quantidade de tecidos removidos. Porém, na maioria das vezes, de uma a três semanas depois da cirurgia o indivíduo já estará apto para voltar à sua rotina de trabalho, desde que isso não inclua esforços físicos.

Após uma semana devem começar as sessões de drenagem linfática combinadas com ultrassom para auxiliar na recuperação, diminuir o inchaço local e evitar o acúmulo de líquido na região recém-operada. O paciente estará apto para retornar às suas atividades físicas, sem excessos, após cerca de dois meses e deverá usar uma cinta elástica na região abdominal durante este mesmo período de tempo.

As cicatrizes provenientes da cirurgia no abdomem ficarão bastante visíveis durante algum tempo, mas após alguns meses elas tendem a clarear, porém, sem desaparecer por completo. O resultado final da cirurgia poderá ser conferido após seis meses, tempo mínimo necessário para realocação dos tecidos.


7 respostas para “Abnominoplastia – Dicas e Cuidados”

  1. Foi muito esclarecedora a matéria. Pois, sempre tive dificuldades desde de criança com o efeito sanfona, e hj estou com 29 anos e penso em fazer uma abdominoplastia, pois mesmo com caminhada estou com uma barriga horivel.

  2. Fiz abdominoplastia e gostei do resultado, mas esperava um pouco mais por isso estou me preparando para fazer uma lipoescultura agora, realmente tira aquele excesso que academia não tira mais aconselho a fazer junto uma lipo o resultado será fantastico.

  3. passei por 2 cesarianas minha barriga ficou horrivel na parte de baixo e como se eu tivesse com uma poxete enorme e alem de tudo flacida.e melhor eu fazer uma lipo ou uma abdominoplastia

  4. janete disse:

    olá quanto custa uma abdominoplastia ? por favor vcs poderiam colocar o preço assim como fizeram c/ a lipo? desde já agradeço e DEUS abençoe !

  5. Cuidado! converse direitinho com seu médico. Há dois anos fiz esta cirurgia e no meu caso não poderia ter sido feita pois não tinha pele suficiente para fechar a barriga.Resultado: fiquei com uma cicatriz horizontal horrível abaixo do umbigo pra sempre.

  6. dulce disse:

    OLA ,EU VOU FAZER A LIPOABDMNOPLASTIA DIA 29/07 VOU PAGAR 8.000 EM JARAGUA DO SUL VAI SER NO HOSPITAL ,NAO NA CLINICA ,MAS ESTOU NERVOSA MESMO ASSIM ,NAO TANTO DA CIRURGIA ,MAS DA LIPO ,ANO QUE VEM PRETENDO FAZER DOS SEIOS DIMINUIR UM POUCO ….ESPERO QUE AJUDEI ALGUEM COM DUVIDA DOS PREÇOS ,MAS ISSO VARIA MUITO DE MEDICO PRA MEDICO ,HA DO SEIO VAI CUSTAR 6.000,OBGDA ATE LA BJSSS

  7. Olá, resolvi comentar pq gostei muito desse artigo, é muito esclarecedor e posso garantir q o conteúdo está totalmente correto. Posso falar com experiência de causa, pois passei pelo procedimento a 20 dias e ainda estou em recuperação, é exatamente como relata a matéria, as pessoas q estão insatisfeitas por conta de gorduras locais e excesso de pele são as candidatas da lipo juntamente com a plástica que no caso do abdômen geralmente são consequencias de gestações ou de perda de peso. Portanto somente um especialista pode avaliar e dizer cada caso, mas aqui vem o meu conselho, se vc espera um resultado satisfatório terá q realmente avaliar seu caso com um médico da sua máxima confianca, pois no meu caso fiz uma lipo escultura juntamente com a abdominoplastia, ficou ótimo, amei o resultado isso q ainda tenho muito p recuperar, uma vez q está muito recente. Não adianta só lipar senão tirar excessos de pele e vice-versa quando for o caso( no meu tinha estrias e pele) saíram praticamente tudo, é outra barriga ( muito feliz) rsrs…. Tudo vai depender de cada caso, de como está cada corpo, por isso a importância de consultar um médico com referências, com experiência no seu caso, e de preferência q você possa ver alguma cirurgia de alguém q o mesmo fez! Por exemplo tem médico q é ótimo em seio, mas não em abdômen, lipo, está última é questão q merece atenção… A lipo é um procedimento bastante agressivo, por isso existem médicos mais conservadores e outros mais ousados, ai vai do seu perfil e como pretende obter o resultado, no meu caso eu nem tinha muito o q lipar (isso é o q eu achava… Rsrs) mas quis um médico q fosse mais ousado, q me esculturasse, claro q fosse experiente e da minha confiança ( não deu outra) super amei…. Mas insisto, Não se aventure, pois conheço pessoas q ficaram frustadas com o resultado, isso é ruim, pois o pós operatório é doloroso, incomoda, e como toda cirurgia tem riscos… Todo cuidado é importante nessa decisão, mas vale muito a pena, a auto estima não tem preço, super apoio, quem quer ficar de bem consigo mesma, apesar q acredito q a nossa felicidade não depende só de um corpo escultural e sim de outros valores, mas como aqui o assunto é corpo, vamos tentar fazer o melhor!!! Espero poder ter ajudado quem está na reta final de tomar uma decisão, faça sua escolha consciente e vá ser feliz e tudo vai dar certo!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *