Clínicas de Lipoaspiração

U Vivian Magalhaes   t 12 de maio de 2011


Quem é que não se lembra do famoso caso de lipoaspiração mal sucedida feita no vocalista da banda LS Jack, em 2004? Na época, o cantor Marcus Menna se submeteu a cirurgia para reduzir o excesso de gordura na região do abdômen em uma clínica no Rio de Janeiro. Depois da cirurgia, em que tudo ocorreu normalmente, o cantor começou a sentir fortes dores, teve uma convulsão e parou de respirar. Como o local não contava com uma UTI – obrigatória em qualquer local onde sejam realizadas cirurgias – nem aparelhagens para serem usadas em casos de paradas respiratórias, Menna teve de ser levado às pressas a um hospital em coma induzido e até hoje sofre com a amnésia.

Como escolher a clínica de lipoaspiração (Foto: Divulgação)

Casos como estes reforçam a importância de se escolher uma clínica confiável e segura para a realização de lipoaspirações. Não é porque o médico é bem conceituado e os preços da lipoaspiração são atrativos que os resultados serão satisfatórios.

Riscos de uma Lipoaspiração mal feita

Além da parada cardiorrespiratória, um dos riscos mais comuns após a realição de uma lipo, diversas outras complicações estão atreladas à cirurgia, tais como embolia, reações alérgicas anafiláticas, hemorragia, infecções hospitalares, perfurações das vísceras, compressão dos nervos e seroma, caracterizado pelo acúmulo de líquido claro do sangue em áreas lipoaspiradas. Desta forma, caso o paciente opte pela lipoaspiração realizada em uma clínica de confiança, os riscos tendem a ser menores. É claro que o médico também exerce um papel fundamental nesta história, sendo assim, é importantíssimo escolher um profissional competente e capacitado para realizar o tipo de lipo que você deseja.

Antes de qualquer coisa, é imprescindível conferir se a clínica de lipoaspiração escolhida conta com equipamentos emergenciais, se está autorizada pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) a realizar lipoaspirações e se um anestesista trabalha no local. Propagandas cheias de promoções e preços muito acessíveis, além de diversas fotos do antes e depois das lipos realizadas podem ser sinais de que a clínica não é idônea.

Como escolher a Clínica de Lipoaspiração

Além destes detalhes a serem levados em consideração na escolha da clínica de lipo, é de suma importância se atentar também para o médico que fará a cirurgia, afinal, todo o procedimento estará nas mãos do profissional. O mais importante é conferir se o médico possui especialidade na área de cirurgia plástica e se é associado à Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). Em seguida, é possível conversar com um médico de confiança para saber se ele o recomendaria para realizar uma lipoaspiração em um familiar, por exemplo.

Conversar com amigas, parentes e conhecidos que já tenham passado por algum procedimento estético feito pelo médico também pode ser de grande ajuda. Já na clínica, onde normalmente há pacientes em pós-operatório nas salas de espera, dá para puxar assunto e perguntar se os pacientes estão satisfeitos com o resultado. Comparar diversos especialistas, fazer várias perguntas, de modo que as dúvidas sejam sanadas e a segurança e a confiança imperem, além de conferir se o médico escolhido possui especialidade em lipoaspiração é fundamental.


2 respostas para “Clínicas de Lipoaspiração”

  1. renata disse:

    pois foi pra mim de muito proveito toda essa informacao assim vou a ter mas cuidado,muito obrigado!

  2. Ricardo Souza Lima disse:

    Muito bom o texto. È importante sempre procurar um cirurgião plástico membro da sociedade brasileira de cirurgia plástica para realização do procedimento. Fazer o necessário sem excesso também é importante, uso de meias compressivas e deambulação precoce. Não esquecer de realizar em bloco cirúrgico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *