Conheça agora um novo conceito em cirurgias plásticas: a Lipoaspiração Tumescente

U Leticia Moraes    t 10 de outubro de 2012


Hoje a busca por corpos cada vez mais perfeitos tem feito muitas mulheres recorrerem a cirurgias para modelar o corpo. Cada vez mais as mulheres têm perdido o medo de agulhas, bisturis e entrando de vez “na faca” para estar dentro dos padrões de beleza imposto pela sociedade.

Algumas mulheres se submetem a cirurgias plásticas para se sentirem de bem com o próprio corpo, outras realizam o procedimento para serem aceitas no ambiente de trabalho, circulo de amizade, exigência dos familiares, etc..

Independente do motivo pelo qual se queira fazer uma cirurgia, o fato é que é muito bom vestir qualquer roupa e ficar bem. Olhar no espelho e gostar do que vê. Faz bem para o ego e para a auto-estima. E com a auto-estima lá em cima somos mais confiantes e temos mais garra para ir atrás dos nossos objetivos.

Hoje o Brasil ocupa o terceiro lugar no ranking dos países que mais fazem cirurgias plásticas no mundo; ele perde apenas para os Estados Unidos e China. E entre as cirurgias mais procuradas pelas mulheres brasileiras destacam-se o implante de silicone nos seios e a lipoaspiração, ou seja, muitas brasileiras querem seios maiores e abdômen chapado.

O medo de anestesia geral e riscos que os procedimentos cirúrgicos podem trazer têm desencorajado muitas mulheres e encarar esse procedimento. Se for isso que te impede que o sonho de se ver livre das gordurinhas indesejadas não se concretize, você pode começar a festejar! É que já está disponível no mercado uma lipoaspiração que não precisa de anestesia geral e a recuperação é menos dolorida.

Estamos falando da lipoaspiração Tumescente. O mais indicado é que esse tipo de lipoaspiração seja feita em hospital, pois esse ambiente possui todos os equipamentos necessários caso ocorra algum tipo de complicação. Embora até hoje não existir casos de mortes decorrentes da lipoaspiração Tumescente é melhor não dar sorte para o azar.

Vamos conhecer mais sobre essa nova técnica de lipoaspiração:

O QUE É A LIPOASPIRAÇÃO TUMESCENTE:

Lipoaspiração Tumescente

A lipoaspiração Tumescente é indicada para remodelar uma parte do corpo. Não é um tratamento para combater a obesidade. Esse procedimento é capaz de tirar até dois litros de gordura.

COMO É REALIZADA A LIPOASPIRAÇÃO TUMESCENTE:

Esse procedimento utiliza de anestesia local, ou seja, o paciente permanece acordado durante todo o tempo. A menos que o paciente esteja muito ansioso ou muito nervoso ele pode optar por um sedativo via oral para dormir e não prejudicar o andamento do procedimento.

A cirurgia é feita com a ajuda de um aparelho chamado Vibrolipo, alguns medicamentos e injeção de lidocaína. O médico aplica uma quantidade grande de lidocaína e epinefrina na gordura. A lidocaína é o que anestesia o local, epinefrina diminui o sangramento. O Vibrolipo faz movimentos vibratórios que ajudam a quebrar as células de gordura facilitando a saída dessa gordura por uma cânula, o que torna o procedimento mais confortável para o paciente, diminuindo o sangramento, o que possibilita uma recuperação mais rápida. Além da necessidade de anestesia geral, essa cirurgia também dispensa o uso de analgésicos ou qualquer sedativo intravenoso.

Depois de finalizado o procedimento, o médico faz um curativo e coloca a cinta. Esse tipo de lipo não dispensa o uso da cinta, que deve ser colocada diariamente durante um mês. E para um bom resultado durante esse tempo não pode tirá-la nem para dormir.

A cirurgia demora cerca de duas horas e o tempo de recuperação depende de cada pessoa. Ele pode variar de três a quinze dias.

PÓS OPERATÓRIO DA LIPOASPIRAÇÃO TUMESCENTE

Lipoaspiração Tumescente

Aqui os cuidados devem ser os mesmo depois de uma lipo comum. Deve-se evitar esforço na área que foi feita a cirurgia; é preferível que se coma alimentos leves e de fácil digestão e a cinta modeladora deve ser retirada somente para tomar banho (nos primeiros trinta dias).

A drenagem linfática nesse caso não é item obrigatório, mas pode ser usada para ajudar a drenar os líquidos do organismo, ajudando acelerar o processo de recuperação.

REGIÕES ONDE A  LIPOASPIRAÇÃO TUMESCENTE É MAIS INDICADA:

A lipoaspiração Tumescente é indicada para modelar regiões onde há gorduras localizadas. Os locais mais indicados para a cirurgia são: abdômen, flancos, braços, coxas e papada (abaixo do queixo).

DESVANTAGENS DA LIPOASPIRAÇÃO TUMESCENTE

Como dito anteriormente, não há relatos de mortes durante essa cirurgia. Se feita em local apropriado e médico especializado o risco é quase zero.

O que pode acontecer é juntar liquido próximo a cicatriz (seroma), esse líquido geralmente é absorvido pelo organismo, porém se isso não ocorrer o médico que fez a cirurgia retira esse seroma com uma seringa. Nada muito complicado.

Como o processo de retirada de gordura corpórea é limitado com a anestesia local, aconselha-se que quando houver mais de um lugar onde deseja que seja trabalhado ele seja fracionado em pelo menos duas seções. A vantagem é que por ser um procedimento mais simples, a segunda cirurgia pode ser feita após sete dias da primeira.

LIPOASPIRAÇÃO TRADICIONAL x LIPOASPIRAÇÃO TUMESCENTE

Veja a tabela abaixo com as comparações entre uma lipo tradicional e uma lipo Tumescente:

Lipo Tradicional

Lipo Tumescente

Tamanho da Cânula Tem no mínimo três e no máximo cinco milímetros de espessura Tem no mínimo um e no máximo três milímetros de espessura
Hematomas Somem num intervalo de quinze a vinte dias Somem num intervalo de quatro a cinco dias
Anestesia Pode ser local, geral ou peridural dependendo do local a ser “lipado” Local, podendo ter um sedativo oral se o paciente preferir
Tempo da Cirurgia Até quatro, dependendo do local que é trabalhado No máximo duas horas, também dependendo do local
Pós operatório Sete dias em repouso absoluto De um a dois dias de repouso, não precisando de afastamento do serviço

Além dessas vantagens, confira outras:

  • A lipoaspiração Tumescente chega a ser até cinqüenta por cento mais barata que a lipo comum.
  • Não é necessária internação hospitalar, o paciente tem alta no mesmo dia.

4 respostas para “Conheça agora um novo conceito em cirurgias plásticas: a Lipoaspiração Tumescente”

  1. Gostaria de saber, se a lipoaspiração tumescente ja está sendo feita no Brasil, e, em que Estados. Agradeço se me passarem os nomes das Clínicas e médicos.

    Obrigado,

    Marleide Pinheiro Café

  2. Limara Diniz disse:

    Gostaria de saber, se a lipoaspiração tumescente ja está sendo feita no Brasil, e, em que Estados.
    Agradeço se me passarem os nomes das Clínicas e médicos.

    Obrigada,
    Limara Diniz

  3. pricy disse:

    Holaaa gostaria de saber o preço da lipotumescente y se posso tira um mioma uterino subeseroso gostaria de eliminar o mioma fazer a lipo e assim terum verão maravilhoso sem gordura rsrsrs de preferencia gostaria de fazer proximo mes agosto

  4. lily disse:

    Por favor, tumescente tem no brasil ? quanto custa? aguardo resposta por favor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *