Lipoaspiração: Fibrose

U Vivian Magalhaes   t 20 de maio de 2011


Depois de o paciente realizar uma cirurgia de lipoaspiração para retirada de gordura em determinadas partes do corpo é possível que apareçam, no local lipoaspirado, algumas espécies de ondulações na pele que podem ser chamadas de fibroses.

Esta mudança no aspecto da pele que pode ser caracterizada como uma cicatrização irregular pode acontecer por diversos motivos, porém, o mais comum é que a pele fique agredida em função de um pós-operatório mal sucedido. Muitas vezes os pacientes recém-operados levantam peso antes do permitido, comem alimentos muito gordurosos ou pesados, se levantam da cama bruscamente, não ficam em repouso o quanto deveriam ou não utilizam a cinta modeladora corretamente. Todos estes descuidos podem acarretar o aparecimento de fibroses.

Lipoaspiração: Fibrose

Lipoaspiração: Fibrose

Além de recomendações não sendo seguidas corretamente após o procedimento cirúrgico da lipo, outros fatores podem contribuir para que fibroses marquem o corpo do paciente. Algumas vezes uma cirurgia mal feita – ou quando há excesso de gordura lipoaspirada – é capaz de desencadear o aparecimento destas.

Lembrando que as fibroses podem aparecer no corpo do paciente mesmo que a cirurgia tenha sido realizada corretamente e todos os cuidados tenham sido tomados. E isso é normal. Mas para que o corpo não fique marcado posteriormente ou para que o quadro não se agrave é fundamental que a pessoa comece a frequentar, logo depois da cirurgia, clínicas de fisioterapia ou de estética para a realização de sessões de drenagem linfática manual combinada com outros aparelhos e técnicas, como ultrassom, endermologia e infravermelho. Aplicar pomadas, medicamentos injetáveis ou cremes específicos na área agredida também podem ser boas soluções para a extinção das fibroses, porém, tais procedimentos só devem ser seguidos caso o médico recomende.

Muitas vezes os médicos indicam a seus pacientes que comecem a frequentar sessões de drenagem linfática antes mesmo da cirurgia, e desta forma desintoxiquem o corpo e o deixem mais preparado para a lipoaspiração que está por vir. Tal procedimento ainda favorece a recuperação, atenuando possíveis dores após a cirurgia.

Caso o quadro de fibrose se agrave em demasia, ou não diminua e suma por completo após um período de seis meses, normalmente é indicado que o paciente se submeta a outra cirurgia de lipoaspiração, desta vez, porém, o procedimento será realizado com a finalidade de acabar com as fibroses, e não para a retirada de gordura. A lipoaspiração para o tratamento de fibrose é realizado com cânulas especiais e tem como objetivo quebrar estas ondulações e posteriormente enxertar gordura na área atingida para regularização.


103 respostas para “Lipoaspiração: Fibrose”

  1. nariane disse:

    Não joguem dinheiro fora pessoal invista na RADIOFREQUENCIA SPECTRA , além de ter que gastar com a cirurgia , medicações, cintas e etc, passamos por profissionais que só querem ganhar dinheiro, sofri , perdi tempo e dinheiro, más agora conheci o meu melhor amigo, o spectra que está acabando com as minhas inimigas fibroses, Abraços.

  2. Camila disse:

    Gostaria de uma indicação da dr Tânia antonialli???

  3. Camila disse:

    Gostaria de uma indicação da dr Tânia antonialli???alguem poderia me informar

  4. Olá
    Eu sou Ana Lúcia, Tem 1 mês e 10 dias q retirei um pouco de gordura da cintura para repor em outro lugar tô com fibrose já fiz 11 seções de drenagem e 2 de carbox e ainda não tive nenhum resultado esperando sinto muitas dores quando tô fazendo as seções de drenagem toda vez a mesma coisa e os nódulos do mesmo jeito. Sou de Castro Alves Bahia

  5. BOM DIA JULIANE , ME PERDOA A SUMIDA , ESTAVA ME APRIMORANDO FORA , MEU NOME E’ ADELAIDE , EMAIL adelaidedr@globo.com . , ESTOU EM BELO HORIZONTE E ME ESPECIALIZEI EM TERAPIA MANUAL PÓS OPERATÓRIO. SE PRECISAR ESTOU A DISPOSIÇÃO.

  6. JOAO SERGIO disse:

    Continuo aguardando indicação de profissional em Belém que trate FIBROSE PÓS CIRURGICA no pescoço, resultado de retirada cirurgica de linfonodo submandibular. Já fiz carboxi, radiofrequencia, manipulação, calor, etc…etc… sem resultados. Por favor, alguem sabe quem possa me ajudar a resolver este problema? É a segunda vez que recorro a este site.

  7. Vanessa disse:

    Calma gente!!! Eu sou esteticista e trabalho com um médico que faz cirurgia plastica. A fibrose é comum de 10 pacientes 9 ficam é uma reação do seu corpo, de seu organismo é excesso de colageno. E para começar primeiramente procure um profissional que saiba lhe dar com pós operatório. Faça drenagem mas não só superficial tem que apertar mesmo a fibrose, use ultra som, manthus, heccus e se nada disso resolver faça carboxiterapia, e em ultimo caso se nada der certo procure seu cirurgião e ele mesmo quebra esta fibrose em um retoque que pode ser feito fora de um hospital , pois é anestesia local. Qualquer duvida podem me ligar trabalho com cirurgião Dr Carlos. Liguem no tel 20820443 estarei depois das 14:00 abraços meninas não se preoculpem isto tem solução. Vanessa.

  8. Luana disse:

    Olá, fiz minha lipo há 5 anos e ainda tenho muita fibrose…lendo o depoimento de vcs, resolvi marcar uma avaliação com a dra Tania Antonialli…dependendo do que ela disse, vou tentar o tratamento de LTF. Depois conto pra vcs.
    Achei o site dela http://www.drenagem.com.br/dra_tania.shtml
    Até!!!

  9. juliana disse:

    Olá Fisioterapeuta de Belo Horizonte, me passe seu contato por favor pois quero fazer LTF urgente. Fiz lipo a 34 dias e estou fazendo manthus, criofrequencia e drenagem e estou com medo das fibroses não sairem….
    obrigada,
    Juliana

  10. Polyana disse:

    Oi gente, não posso deixar de dar o meu depoimento diante a essas chatas fibroses,, Faz 6 meses que fiz uma lipoescultura e no meu caso , apareceram algumas fibroses. Já estava desesperada com a situação da minha barriga, pois já tinha feito vários tratamentos sem resultado. Foi quando por indicação conheci a Monica , uma ótima Fisioterapeuta que atende em casa e faz LTF (Liberação Tecidual Funcional) aqui em Sp, estou muito feliz com os resultados, ela e muito atenciosa e uma ótima profissional.Vale a pena conferi.
    Contato com a Profissional Monica: 99167-1040
    Ótima Profissional merece toda credibilidade.

  11. greice disse:

    Ola,meu nome greice sou de cascavel parana alguem pode me indicar uma pesso q faca LTF muito grata por favoq me ajudem

  12. SIMONE SANTOS disse:

    Boa Tarde!

    Alguém já fez a lipo para retirar fibrose. As minhas já tem três anos já fiz todos tratamentos possíveis e não resolveram nada…isso incha e arde muito.

    Me ajudem por favor onde posso realizar essa lipo para retirar fibrose?

  13. Rosana Lobão disse:

    O comentário de que o ultrassom é responsável pela piora da fibrose não procede. O ultrassom auxilia sim na cicatrização, porém ao mesmo tempo ele ajuda a realinhar as fibras de colágeno, fazendo com que a cicatrização se torne mais homogênea dando a pele uma textura mais “lisa”. Já se a cicatrização for natural, sem ultrassom nem drenagens ou outras técnicas, esta cicatrização terá um aspecto mais grosseiro deixando a pele com ondulações!

  14. Maisa disse:

    Bom dia!Alguem sabe me dizer se é normal,fiz lipo tem 2anos,quando estou para menstruar minha barriga
    Muda de cor fica toda roxeada,depois que menstruo volta na cor normal ,sera que estou com algum problema?

  15. Dra. Juliana disse:

    Boa Noite!

    Meu nome é Juliana, sou Fisioterapeuta em BH e atuo há mais 6 anos com Pós Operatório de Cirurgias Plásticas. Estava lendo os posts anteriores e resolvi compartilhar um pouco da minha experiência com Fibroses.
    Primeiramente, o que são as Fibroses?
    As fibroses são um excesso de fibras de colágeno condensadas e desorganizadas.Ocorrem após qualquer tipo de procedimento cirúrgico, mas são mais percebidas após as Lipoaspirações.
    As pacientes começam a notar uma formação de “cordões”, “emaranhados”, dando um aspecto inestético à pele, que fica com depressões, ondulações e tensões visíveis a olho nu.
    Além disso, com a fibrose , a pele fica aderida, perdendo a mobilidade natural do tecido.
    Aprendi, na faculdade, cursos complementares, pós graduação, que o tratamento se baseava em utilizar aparelhos como Ultrassom, radiofrequência, carboxiterapia, Manthus, etc… Utilizei todos esses recursos em minhas pacientes, mas o resultado não era satisfatório. Frustada, comecei a procurar outras técnicas que fossem realmente eficazes. Foi quando conheci o LTF, com a prof.a. Mariane Altomare. Desde então trato as pacientes utilizando somente essa técnica. Os resultados são muito satisfatórios.
    O LTF, que significa Liberação Tecidual Funcional, é uma técnica MANUAL.e tem a função de reorganizar as fibras de colágeno que estão ali condensadas,e emaranhadas.
    Apenas com nossas mãos, e o uso CORRETO da técnica, conseguimos eliminar as fibroses, devolvendo o aspecto natural da pele e sua mobilidade.
    Eu li o relato de algumas pessoas que se submeteram à técnica, mas não obtiveram resultado nenhum. Cuidado com os profissionais que procuram. Busquem referências, afinal o tratamento deve ser realizado EXCLUSIVAMENTE por fisioterapeutas que fizeram o curso. É um método manual sem a utilização de cremes ou óleos.
    Quando se começa o tratamento depois da cirurgia?
    De 3 a 5 dias depois, pois é o período de intensa cicatrização, onde há produção de matriz intersticial, proliferação de colágeno, e o tecido vai ficando mais rígido e denso.
    Funciona para fibroses mais antigas?
    Sim, funciona, mesmo antigas o tecido volta a se organizar.
    Um conselho : Se pretende fazer uma cirurgia plástica não se esqueça de se organizar e procurar um fisioterapeuta dermato- funcional capacitado para tratar seu pós cirúrgico de maneira correta.Valorize o seu investimento. UM PÓS OPERATÓRIO BEM FEITO É PRIMORDIAL NO SUCESSO DA CIRURGIA.

    Bem, espero ter ajudado e contribuído com essas informações!
    Estou a disposição para maiores dúvidas!

    Abraços,
    Dra. Juliana –
    Crefito 118232-F
    Contato: (31) 3051-7444 (Villa Spa)
    (31)9224-8317
    e-mail: juguioli@yahoo.com.br

  16. Mônics disse:

    Fiz uma lipo e um enxerto da minha gordura nos glúteos aproximadamente a três meses. Formou no local um edema como um galo, Como quando batemos a cabeça. Isso é FIBROSE? Doe pra caramba, como posso cuidar para ele sumir? Eu já fiz varias sessões de drenagem e não adiantou.

  17. Luana disse:

    Olà,meu nome e Luana. Fiz todas os tratamentos pra fibrose possiveis. Gastri mais de 20 mil reais. Fiwuem stenditoi so tratamentos esteticos porque a maioria provocam ainda mais a producao de colageno. fiz liberacao de tecido,mas a realidade e que a maioria querer so segar dinheiro e nao compreender nossos bolsos e nosso traumas. O melhor eu fiz sozinha!!!! Muito aerobico ajuda ,muito mesmo. A LTF…liberacao de tecido funcional me fez aprender sozinha de tanto torrar meu dinheiro. O melhor e comprar uma bola de pilates,fazer muita compressa e alongamento que ajuda bastante e è gratis. A “LTF ” e UMA tecnica que facendo allumasti sessoes e facil de aprender . Fiz 35 sessoes e decidi fazer sozinha. Obtive risultado.

  18. Josiana disse:

    SIMONE, boa tarde! Você já tentou a técnica de LTF? Os resultados são maravilhosos. Se ainda não tentou acho que vale tentar antes de uma nova lipoaspiração. Bjkas

  19. Monica disse:

    Oi, tudo bem! fiz uma abdominoplastia a exatos 2 anos atrás,e ainda sinto um certo desconforto e a sensação de inchado, principalmente acima do novo umbigo,na época da cirurgia fiz o pós operatório todo direitinho e fiz as drenagens recomendadas pelo médico e não sei mais que faço,não sei se isso acontece porque eu moro numa cidade muito quente,me dê uma ajuda por favor.

  20. Ola, boa noite! Fiz uma lipo ha 15 dias e estou com duas fibroses enormes na barriga!
    Alguem me indica um bom tratamento ou especialista aqui em Vitoria, ES!
    Estou enlouquecendo ja! Ainda faltam 15 sessões de deenagem!

    Meu email: michelle.anders@hotmail.com

    Muito obrigada!

  21. sandra disse:

    Já fiz lipo há anos e tentei todos os tipos de tratamento para fibrose abdominal sem sucesso. Fiquei animada com a LTF, mas ainda não encontrei quem faça esse procedimento em Brasília.
    Será que alguém conhece um profissional confiável?
    Por favor, passem o contato para o meu e_mail: sacralt@gmail.com.br
    Desde já agradeço a quem puder me ajudar!

  22. Rosana disse:

    Olá,

    fiz lipoescultura em novembro de 2012, minha recuperação foi super tranquila. Porém notei que minha barrigada não evoluía muito, sempre com a aparência de “amassada” e a pele abaixo do umbigo muito colada ao músculo não dando naturalidade a pele, pensei que essa aparência iria sair e que essa dor iria passar, mas nada. Quando conversei com o médico ele me explicou que foi uma reação do meu corpo e que via como solução eu voltar para a mesa de cirurgia, e com uma canula fina descolar a pele do músculo. Fiquei super chatiada de ter que passar por anestesia novamente e tal. Daí ouvi um comentário de uma pessoa que fez lipo a 20 anos atrás e a pele era colada ao músculo, e não sentia quase nada, uma pele anestesiada, daí ela descobriu a MIOTERAPIA, e me indicou… fiz duas seções e por incrível que pareça pra mim foram suficientes, mostrei o resultado para o médico que aprovou o trabalho.

  23. Francis disse:

    Oi pessoal, faço tratamento de pós cirurgia plastica. Minha paciete vai fazer um mês de operada dia 14 e esta fazendo a drenagem certinha. 10 dias seguidos e agora 3vezes por semana ela só possui ums nodulos muito pequenos na cintura os quais irei trabalhar com ultrassom. Ela aprovou o resultado domeu tratamento.

  24. Luana disse:

    Fiz 3 lipos grandes entre um período de 10 anos ,sempre com o mesmo cirurgião por uma questão de confiança e sucesso da cirurgia anterior. fiz face interna de coxa, abdomem e culotes .Sempre usei a cinta por 40 dias e as drenagens conforme recomendação . Passado os primeiros dois meses nunca tive nenhum problema com fibrose . Acho que vai muito da técnica utilizada pelo cirurgião .Recomendo no Rio dr. Raul Kastrup , porque fiquei satisfeita com meu resultado

  25. Marcia disse:

    Olá meninas, olá Francis, vou fazer minha hidrolipo dia 10/10, vou fazer culote, abdomen e flancos, qual o momento certo de começar as drenagens, la na clinica a menina marcou no dia seguinte, deixei 10 sessões pagas, é isso mesmo? tenho que fazer 10 dias seguidos? tenho essa dúvida, obrigada.

  26. Vanessa disse:

    Gente…. por tudo o que li aqui e pensando no meu caso, concluí que cada organismo reage aos tratamentos de uma forma diferente. Eu fiz 30 sessões de drenagem (no inicio com ultrassom e todos os dias) e agora estou na 8º sessão de LTF e pra ser sincera ainda sinto muitas fibroses na minha barriga e costas, ou seja, pra mim, ou a LTF não ta adiantando muito ou o meu organismo não ta reagindo bem ao tratamento… me desanima muito, sinceramente… antes de iniciar eu li que com 5 à 8 sessões as fibroses eram eliminadas… mas não é bem assim… :/

  27. Silvia disse:

    Pessoal muita massoterapeuta por ai se passando por profissional que faz drenagem pos operatoria…fiz abdominoplastia,lipo e silicone com exerto de gordura nos gluteos sai da clinica no dia seguinte direto para a drenagem…com enfermeira formada e especializada em drenagens pos operatorias ,hj fazem 73 dias estou super bem ainda usando o modelador a maior parte do tempo sem nenhum sinal evidente de imperfeiçoes ,estou super feliz e realizada!! Um abraço e boa sorte a todas!!! 😀

  28. Silvia disse:

    a minha unica duvida é quanto ao sol…ainda nao fui pra valer to louca pra ficar bronzeada!!!

  29. eciane disse:

    Ola fiz uma cirurgia e tem 30 dia e estou cheia de fibrose e tem o luga direitinho onde a candula pegou e esta bem escuro na região oq devo fazer?

  30. karine disse:

    Preciso de um contato de alguem que faz LTF aqui em brasilia. Alguém que possa indicar. Meu email. Kayamada@hotmail.com ,por favor urgente.

  31. Odete disse:

    fiz cirurgia ha 15 dias,apareceu tres fibroses,com a drenagem linfática ja estou vendo otimos resultados,abraços

  32. valeria disse:

    Sou de Presidente Prudente SP
    Preciso de uma proficional que aplique a tecnica ltf , pois fiz abdominoplastia e lipo e to com fibroses, por favor algue me ajude, obrigada.

  33. Luísa disse:

    Aí meu Deus,fiquei em pânico com esses comentários, pois FIz lipo a três dias,o q tenho q fazer pra não ter fibrose

  34. Mara Costa disse:

    É normal os lábios vaginas incharem e ficarem duros após a lipoaspiração???

  35. ivone disse:

    oi fiz abdominoplastia e lipo não fiquei satisfeita com umbigo fiz dinovo ,mesmo depois segunda vez não gostei.preciso de um medico para refazer o meu umbigo.alguem mim indica.

  36. Denise disse:

    Olá, meninas! Comecei hj a fazer LTF com a Dra. Tania, em Moema. Em uma sessão, já deu pra notar melhora! É o mais importante, essa técnica não dói, pelo menos, comparando a antes, que eu fazia a drenagem normal aliada à ultrassom.
    Eu sou muito sensível a dor! E o máximo que senti com o LTF foi um leve desconforto. Gostei muito dela e acredito que ela resolveráeu problema.
    Antes de encontrá-la, eu estava na oitava (mais ou menos isso) drenagem e nada de resolver, pelo contrário, parecia que piorava.
    A Dra. Tania disse que ultrassom só agrava mais o problema, pois estimula a produção de colágeno.
    O consultório dela, pra quem quiser saber, fica na Av Jamaris, 100, Torre walt street, Moema.

  37. Vanessa disse:

    Olá, fiz lipoabdominoplastia e redução de seios no mesmo dia e estou com muita fibrose , e hj com 19 dias ainda sinto muita dor não na incisão , mas sim no abdômen estou fazendo drenagens me alivia a dor mas não somem e estou com medo de ficar deformada por conta das fibroses que doem muito.
    Bjiss

  38. Rosilene disse:

    Olá, fiz lipoaspiração em 2012 e estou com muita fibrose no abdômen . Já fiz vários tratamentos sem nenhuma melhora. Sinto muita vergonha e não consigo ir a praia pois me sinto constrangida, até mesmo uma blusa mais fina aparece as ondulações…nossa é horrível. Me falaram de uma técnica chamada LTF, mas ainda não encontrei quem faça esse procedimento em Vitória/ES.
    Será que alguém conhece um profissional confiável? Por favor, agradeço se alguém puder me ajudar,.
    meu e-mail é: rsrrose10@gmail.com
    Obrigada!

  39. camila nastri disse:

    Ola fiz minha cirurgia a 20 dias nós flancos e estou desesperada ,pq estou cheia de fibrose , ja fiz 15 seções de drenagem , estou passando uma pomada manipulada , e ate agora nada , tem que ter um jeito disso sumir , fiz para melhorar e no final ta pior

Deixe uma resposta