Lipoaspiração: Fibrose

U Vivian Magalhaes   t 20 de maio de 2011


Depois de o paciente realizar uma cirurgia de lipoaspiração para retirada de gordura em determinadas partes do corpo é possível que apareçam, no local lipoaspirado, algumas espécies de ondulações na pele que podem ser chamadas de fibroses.

Esta mudança no aspecto da pele que pode ser caracterizada como uma cicatrização irregular pode acontecer por diversos motivos, porém, o mais comum é que a pele fique agredida em função de um pós-operatório mal sucedido. Muitas vezes os pacientes recém-operados levantam peso antes do permitido, comem alimentos muito gordurosos ou pesados, se levantam da cama bruscamente, não ficam em repouso o quanto deveriam ou não utilizam a cinta modeladora corretamente. Todos estes descuidos podem acarretar o aparecimento de fibroses.

Lipoaspiração: Fibrose

Lipoaspiração: Fibrose

Além de recomendações não sendo seguidas corretamente após o procedimento cirúrgico da lipo, outros fatores podem contribuir para que fibroses marquem o corpo do paciente. Algumas vezes uma cirurgia mal feita – ou quando há excesso de gordura lipoaspirada – é capaz de desencadear o aparecimento destas.

Lembrando que as fibroses podem aparecer no corpo do paciente mesmo que a cirurgia tenha sido realizada corretamente e todos os cuidados tenham sido tomados. E isso é normal. Mas para que o corpo não fique marcado posteriormente ou para que o quadro não se agrave é fundamental que a pessoa comece a frequentar, logo depois da cirurgia, clínicas de fisioterapia ou de estética para a realização de sessões de drenagem linfática manual combinada com outros aparelhos e técnicas, como ultrassom, endermologia e infravermelho. Aplicar pomadas, medicamentos injetáveis ou cremes específicos na área agredida também podem ser boas soluções para a extinção das fibroses, porém, tais procedimentos só devem ser seguidos caso o médico recomende.

Muitas vezes os médicos indicam a seus pacientes que comecem a frequentar sessões de drenagem linfática antes mesmo da cirurgia, e desta forma desintoxiquem o corpo e o deixem mais preparado para a lipoaspiração que está por vir. Tal procedimento ainda favorece a recuperação, atenuando possíveis dores após a cirurgia.

Caso o quadro de fibrose se agrave em demasia, ou não diminua e suma por completo após um período de seis meses, normalmente é indicado que o paciente se submeta a outra cirurgia de lipoaspiração, desta vez, porém, o procedimento será realizado com a finalidade de acabar com as fibroses, e não para a retirada de gordura. A lipoaspiração para o tratamento de fibrose é realizado com cânulas especiais e tem como objetivo quebrar estas ondulações e posteriormente enxertar gordura na área atingida para regularização.


103 respostas para “Lipoaspiração: Fibrose”

  1. Dulce Jardim disse:

    Meu nome é Dulce e em novembro eu fiz uma hidrolipo de abdômen e flancos. Com 4 dias da cirurgia eu comecei a fazer drenagem linfática 2 vezes por semana. Após mais de 30 sessões de drenagem e três de manthus, meu corpo estava horrível! Minha barriga estava cheia de fibroses e ondulações, além de eu ainda sentir dores. Notei que algo não estava correto no tratamento que eu estava fazendo e comecei a procurar na internet algo que pudesse me ajudar. Foi quando encontrei Ângela Gomes e o seu blog : [LINK REMOVIDO] e, lendo os depoimentos, acreditei que tinha encontrado a solução para o meu problema. Logo nas primeiras sessões de pós-cirúrgico eu já senti diferença e agora, no começo do segundo pacote, minhas fibroses praticamente desapareceram. É um alívio muito grande ter encontrado a Ângela, pena que eu não a conheci antes da cirurgia, pois com certeza teria me recuperado muito rápido e sem seqüelas. Seu trabalho é incrível e eu recomendo!

  2. Ana disse:

    A fibrose está relacionada com o processo de cicatrização. O uso de ultrassom para o tratamento de fibroses só favorece mais ainda a produção de fibrose e drenagem linfática é uma técnica para a redução do edema, mas não é tratamento para fibrose.. Émuito importante que o pós operatório seja realizado da forma adequada por profissionais que tenham conhecimento das técnicas específicas para esse tratamento, que são os profisionais que trabalham somente com reabilitação em cirurgia plástica, indicados pelos cirurgiões plásticos.

    Ana

  3. Ana disse:

    Não há tratamento combinado(drenagem linfática + aparelhos) como eu li neste artigo para tratar fibroses…somente as terapias manuais são indicadas nesses casos

  4. olá fiz uma cirurgia plastica a 2 meses e mim deu muita fibrose do lado da costela já fiz 20 sessões de drenagem e continuo fazendo vou começar a fazer 5 sessões de carbox a medica q feiz a lipo falou q já sumiu 70% mais passo a mão e n vejo resultado o q eu devo fazer..
    grato shirley

  5. Juliana disse:

    Fiz muitos tratamentos para fibrose, o que deu mais resultado e sumiu com todas elas, foi um tratamento chamado LTF – liberaçao tecidual funcional, realizado por uma fisioterapeuta que foi indicada pela minha dermatologista.

    • Estela disse:

      Juliana, fiz a mimha lipo faz 2 anoa e meio, fiz varios tratamentos para fibrose e nada, Este tratamento LTC que você fez é em qual cidade? Sou de Porto Alegre e não encontrei aqui.

  6. Roberta disse:

    Gente fiz muitos tratamentos para fibrose e inclusive fiz a segunda lipo pra ver se conseguia ficar reta, minha soluçao foi sem querer… Engravidei, fiz um barrigao quando o bebe nasceu sumirao todas as fibroses!! POR DEUSSSS, MINHA BARRIGA TAVA CHEIA DE ONDULAÇOES E BURACOS IGUAL CELULITE, AGORA TÁ LISINHA… Parece q fiz lipo e meu bebe tem 2 meses q nasceu! Vim aqui só pra falar isso pra vcs… Bjs.

    • Jainara disse:

      Roberta, fiquei muito feliz em ler o q vc escreveu, tenho o mesmo problema de fibrose e estou gravida, e o meu medo era ficar com um barrigão todo torto, pois estou com 2 meses e ai é q esta feio mesmo. Sua barriga cresceu normal? Ficou lisinha como toda barriga de gravida? Obrigada! E parabéns pelo seu baby!!!

  7. va disse:

    Fiz uma lipo e estou com um edema na parte interna da coxa e esta duro e avermelhado e quente o que esta acontecendo o que devo fazer ? espero uma resposta . Obrigado.

  8. cacau disse:

    nossa roberta, fiquei até animada e já penso até em ter outro filho, eu tbm fiz uma mini-abdomen e fiquei com muitas fibroses, já se passaram 8 meses e ainda estou em tratamento, não sei mais o que faço… as vezes fico super chateada com essa situação, porque me incomoda.. me passa seu e-mail pra gente poder trocar algumas ideias… obrigada

  9. Carol disse:

    Existe uma tecnica de fisioterapia que se chama LTF – liberaçao tecidual funcional. Procurem algum fisioterapeuta que seja especializado nesse tecnica. É o melhor tratamento para fibrose, em poucas sessoes elas somem.

  10. Juliana disse:

    Olá, fiz uma lipo em 2003 e fiquei muitas fibroses. Depois de muitos tratamentos estéticos melhorou bastante, mas ainda tem algumas resistentes.

    Eu tenho vergonha da minha barriga e desejo saber se posso fazer esta cirurgic ade tirar fibrose após quase 9 anos depois.

    Tem algum médico para indicar?

  11. Juliana disse:

    Juliana, eu também fiz LTF – liberaçao tecidual funcional – com uma Dra. muito recomendada. Quando me recebeu, ela foi bem atenciosa e me protemeu que sairiam minhas fibroses. Entretanto, elas não sumiram, eu olhava e via um monte de deformações e ela me dizia que tinha saído todas. Acho que esta massagem que a Dra faz é mas na cabeça (mexendo no psicológico), que na fibrose em si.

    Desculpem o desabafo, mas acredito que este ainda não é o caminho. Alguém já fez aquela lipo de tirar fibrose?

  12. Gisele disse:

    Fiz lipo ha um ano e minha barriga ficou cheia de fibroses, tentei de quase tudo: massagens, ultra som, carboxi, mantus… gastei tubos de dinheiro!! Achei na internet um tratamento chamado LTF, foi o que resolveu meu problema e as fibroses sumiram. Ia ate moema 1 vez por semana para fazer o tratamento com uma fisioterapeuta que achei na internet… hoje minha barriga esta otima!!!!

  13. Iane disse:

    Roberta, gostaria do seu email pra tirar umas duvidas, fiquei muito feliz com seu comentario, que sabe pode acontecer o mesmo comigo. Obrigada

  14. Lorrana disse:

    Fiz uma cirúrgis plástica tem 4 meses, coloquei silicone e fiz a lipoescultura. Conforme orientação médica fiz 15 sessões de Drenagem Linfática mais fiquei com alguma fibroses. Comecei ontem meu tratamento de Carbox + Endermo + Manta + ultrasson. Espero que dê certo! Volto aqui no final do tratamento para contar a vocês 🙂

  15. pela a segunda vez eu fiz cirugia de veias muitas veias inclusie tirei safena nas duas cirugias e a panturrilha da mimnha perna esquerda desde a primeira cirugia ja estava toda endurcida e doia muito fiz varia sessôes de fisioterapia e não melhorou quase nada agora estou operada pela a segunda vez estou fasendo drenagem linfatica maia a panturrilha continua edorecida e doendo muito, me ajuda.

  16. Lu disse:

    Ola gostaria de saber se em Curitiba ou Sao jose dos pinhais, existe alguma fisioterapeuta que esta tal de LTF, pois eu tb já fiz minha lipo a 2 meses e fiquei um fibrose ao lado esquerdo embaixo da costela e olha que nao foi por falta de massagem, ainda faço a massagem 2 vezes por semana, o que me ajuda a desinchar é a massagem manual que faço com uma massoterapeuta otima, mas a fibrose nao sei mas o que fazer, existe algum medicamento para isito?? obrigada Lu – Ctba – Pr

  17. Patricia disse:

    Olá Gisele, td bem?

    Vc poderia fazer a gentileza de me passar os dados dessa profissional em LTF em Moema para que eu possa me tratar com ela também? Em quantas sessões vc viu resultado?Como eram suas fibroses?
    Desde já agradeço
    Patrícia

  18. Railda disse:

    Minha barriga ficou estufada em volta do umbigo. A cintura e as costas estao perfeitas, mas na frente ta estufada. Depois de tantos tratamentos o que eu faco????
    Alguem ficou chapado? Tenho 2 filhos e 34 anos. Sou magra.

    Help!!!!!!!!!!!

  19. andrea disse:

    Gente me ajudem, fiz tmb uma hidro lipo, tem 20 dias e estou com fibrose na pele, estou fazendo manthus e drenagem, mas não está sumindo. me ajudem, onde faço essa LTF em moema, por favor me ajudem me passem o contato urgente. obrigada.

  20. Marcela disse:

    Eu fiz uma lipoescultura em Abril fiquei muito satisfeita com o resultado, porem a pele nao esta muito firme e sinto muita dor quando passo a mão o que fazer para amenizar e a pele ficar mais firme?

  21. kleo disse:

    Ola, eu fiz lipo ha 20 dias e lendo tudo isso fikei muito assustada

  22. Raquel disse:

    Gostaria de saber se dm BH tem alguma fisioterapeuta que faça LTF. Obrigada!

  23. Gislaine disse:

    Fiz uma lipo grande em julho, começei a drenagem 3 dias depois, foram 10, mas a fibrose persistia, mudei de fisioterapeuta que usou a técnica LTF associada a radiofrequencia, ainda nem terminei o tratamento e as fibroses já sumiram na base de 90%, acredito que cada corpo reage de um jeito, mas o mais importante é procurar um profissional com experiência em pós operatorios de cirurgia plástica.

  24. Ola pessoal… Sou esteticista e posso falar com seguranca na minha experiencia. Drenagem pos operatoria nao é uma massagem fraca. Tem que apertar essas fibroses e desfazer somente com os dedos. Vi uma postagem anterior sobre o ultrasson e é verdade ele so aumenta a fibrose ele ajuda no processo de cicatrizacao…

  25. Cláudia disse:

    fiz lipo a 7 mêses e a 3 refiz para tirar a fibrose só piorou minha barriga esta cheia, faço drenagem toda semana, mas não vejo resultado.

  26. Dimas disse:

    Fiquei como a Kleo… Assustado!
    Eu que nao fiquei com fibrose me olharei 20 vezes no espelho pra ver se nao ficou nada mesmo depois desses comentarios… rs rs rs
    Eu fiz ha uma semana e o que Carol esteticista falou eu acho que eh vdd… Meus edemas e fibrose (se eu tivesse) eh tirado na ” forca”… A fisioterapeuta ate falou comigo que se eu notar algo diferente no banho ou olhando no espelho eh sempre bom compatilhar pq ela vai direto no local e desfaz… e qto mais demora, pior pq endurece e bla bla bla… nenhuma das minhas drenagens foram fraquinhas…

  27. Leila disse:

    Estou com um mês de abdominoplastia e muito triste pois estou com fibrose logo acima da cicatriz, ao longo dela toda. Nem consigo me olhar no espelho, fiquei pior do que era antes. Alguém me socorre, sou de Juiz de Fora – MG.

  28. Luciano disse:

    Fiz uma cirurgia de genecomastia, fiquei com cinta durante dois meses (24h), o meu peito esquerdo era maior que o direito, fui ao médico hoje e ele disse que eu devo usar a cinta somente a noite e fazer massagem nos peitos com um hidratante neutro, e procurar fazer movimentos com os braços para que essa fibrose que eu tenho no peito esquerdo com o tempo desapareça, acredito muito no profissional e na nossa força de vontade para que as coisas aconteçam de verdade!

  29. Dede disse:

    Oi Gisele li seu comentário e me animou bastante.
    Voce poderia me passar o quanto antes seu contato de LTF, pois moema é super perto para mim.

    Obrigada,

  30. Tuca disse:

    Meu nome é Tuca e me submeti à LTF com uma fisio de nome Claudia Tacconi.
    Cada sessão custa 150 reais. Vinte minutos de massagem que não serve pra nada, a não ser para engordar a conta bancária alheia.
    Minha última loucura foi procurar uma esteticista que diz fazer milagres. Cada sessão custa 190 reais.
    Quase que a processei por estelionato.
    Cuidado: http://www.vocemagra.blogspot.com
    Ah, e as minhas fibroses? Estão aqui, naturalmente…

    • luli disse:

      Então essa mulher ai gastei com ela TB me cobrava 160 alias cobrava adiantado o pacote e a massagem dela não tem nada de mais ela vem com um óleo safado e diz que VC precisa acreditar senão não fara efeito haha cada uma processa mesmo he pega trouxa alias o primeiro depoimento dessa tal de ana deve ser ela.

  31. Tuca disse:

    Alerto a todas que suam para ganhar dinheiro na vida.
    Fiz LTF, dez sessões de 20 minutos a 150 reias com uma fisioterapêuta que me garantiu que elas sairiam. Ela se chama Claudia Tacconi.
    Perdi tempo e dinheiro.
    Minha última loucura foi procurar uma esteticista chamada Angela Gomes que cobra 190 reais com pacote de dez sessões. Acho que o site é vocemagra.blogspot.
    Outra furada.
    Minhas fibroses permanecem comigo.
    Já gastei o tripo tentando consertar a cirurgia do que com a própria cirurgia.
    O que ocorre é que muitas profissionais se aproveitam da situação estética e psicológia em que nos encontramos e deitam e rolam.
    Acho que o que ameniza mesmo é drenagem sempre, mas com um preço justo não o que estão pedindo por ai.
    Amanhá inventam uma nova sigla para um procedimento que é similar às drenagens.
    Pronto, lá vão as idiotas como nós pagar o que elas ou eles querem.,
    Então, reflitam, leiam, perguntem. Não façam como eu que fui acreditando piamente em tudo que lia.
    Acho que a internet, neste caso, é sim muito útil.
    Tuca Digdinilis

  32. SONIA LIMA disse:

    JÁ FIZ UMA LIPO A 5 ANOS ATRAS NO ABDOMEN, UMA HIDROLIPO NAS COSTAS E UMA NOS FLANCOS ESTA ANO, MAS NÃO TIVE FIBROSE EM NENHUMA DELAS, FIZ MANTHUS JUNTO COM DRENAGEM LINFATICA E USEI A CINTA POR 24HS SÓ RETIRANDO PARA O BANHO

  33. Aline disse:

    Fiz minha lipoescultura e redução de seios a 13 dias , amanhã faço a 2º drenagem linfática ,mas não vejo ainda o resultado da lipoescultura , alguém sabe me informar após qtos dias ou após qtas drenagens minha cintura vai desinchar? Obrigada.

  34. Juliana disse:

    Olá…li os comentários e fiquei pasma!!! não imaginava que a fibrose fosse horrível assim….. fiz abdominoplastia e lipo na região da cintura ‘a 40 dias e minhas fibroses foram super poucas e já estão desaparecendo… minha fisioterapeuta sempre fez as massagem bem “firme”…será que a fibrose tb não acontece por drenagem linfática MAL FEITA tem muita gente no mercado sem experiência fazendo Drenagem linfática…. boa sorte

  35. LÉIA disse:

    FIZ MINHA 1º LIPO EM 2007, MINHA BARRIGA FICOU HORRIVEL CHEIA DE FIBROSE, FIZ DE TUDO CARBOX, MANTHUS, ENDERMO E NADA EM ABRIL DESTE ANO FIZ A TAL LIPO PARA RETIRADA DA FIBROSE, A COISA FICOU PIOR O MÉDICO ME GARANTIU QUE SAIRIA MAS NÃO SAIU.
    O NEGÓCIO MESMO É NÃO FAZER ESSA MERDA DE LIPO E MALHAR POIS É O UNICO JEITO DE TER UMA BARRIGA LEGAL.

  36. elisangela disse:

    sou massoterapeuta e fui treinada por uma fisioterapeuta pra ajudar a retirar as fibrose e tem dado muito certo,ja ajudei muita gente q chegou atae a mim com a barriga cheia de ondulaçaoes,quanto ,mais cedo o paciente fizer as drenagem e a retirada de fibrose as ondulaçoes nao acontecem.temos que quebrar a fibrose enquanto elas ainda estao querendo se formar doi um pouco, mas dar certoo.gosto do q eu faço ainda mas quando meus clientes saem satisfeitos.

  37. MICHELI disse:

    Gostaria muito de uma indicacao em Belo Horizonte de uma especialista em LTF ,LIBERACAO DE TECIDO FUNCIONAL,estou com varias fibroses.Obrigada

  38. Olá Meninas..diante de tantos comentários me senti na obrigação de deixar a minha opinião (profissional) sobre o tão falado assunto, FIBROSE.

    Sou fisioterapeuta e atuo há alguns anos (em Curitiba/PR) com pós-operatório de cirurgia Plástica. Garanto a todas vcs que fibrose tem tratamento sim.
    A técnica de LTF quando aplicada corretamente apresenta resultados incríveis. Lamento que algumas paciente não tiveram sucesso com a LTF (atribuo o “fracasso” do tratamento a aplicação inadequada da técnica),pois utilizo a LTF e consigo resultados extremamente satifatórios. Caso tenham alguma dúvida estou à disposição.

    Grata

    Dra. Marcieli Martins

  39. Gente fiz uma abdominoplastia, seguida de lipoaspiração total nas costas , flancos e abdomen a 10 dias, doi muito, começei a fazer drenagen e minhas costas esta com varias ondas de fibrosem estou com muito medo.vou fazer drenagem seguida de ultrason, será que é mesmo indicado?
    Obrigado

  40. Aline disse:

    Elisangela onde vc atende?

  41. RETIREI UM LINFONODO CERVICAL EM AGOSTO E EM CONSEQUENCIA FIZ FIBROSE NO PESCOÇO. JÁ FIZ INUMERAS SESSÕES (MAIS DE 20) COM “ESPECIALISTAS” EM DRENAGEM LINFÁTICA E TRATAMENTO DE FIBROSES, USANDO INCLUSIVE ULTRASOM.NÃO OBTIVE RESULTADOS FAVORÁVEIS. MORO EM BELÉM E NÃO SEI O QUE FAZER. ALGUEM ME INDICA UM ESPECIALISTA, QUE DE FATO ENTENDA DO RAMO, AQUI NA MINHA CIDADE, QUE POSSA RESOLVER EM DEFINITIVO ESTA ANGUSTIANTE SITUAÇÃO? OBRIGADO!

  42. Eliana disse:

    Fiz lipo a 15dias e to fazendo LTF com a fisio indicada pelo cirurgiao Dr. Henrique Siqueira, mto boa chama-se Monica, ela atende domicilio em SP.

  43. Analu disse:

    Oi Elisangela onde a encontro? deixa seu face , faz 2 meses que fiz uma abdominoplastia e minha barriga esta um pokinho inchada ainda, quero ficar com a barriga lisinha!

  44. Alda disse:

    Gostaria de saber se alguém conhece alguma profissional em LTF em brasilia??

    • Samia disse:

      Oi Alda gostaria de saber se conseguiu uma profissional aqui em Brasilia pois eu fiz um retoque de abdominoplastia fiz 20 sessões de drenagem com ultra e minha barriga esta endurecida e cheia de ondulações

  45. licelia disse:

    ola
    meu nome licelia , meninas fiz o tratamento com de liberacao do tecido funcional mais drenagem mais ultrasom foi perfeito tirou todos os nodulos contato 65 99174616

  46. Sou fisioterapeuta e fico com muita vontade de ajudar todas em desespero ,mas estou em BELO HORIZONTE , trabalho com pós operatório de cirurgia plastica e garanto que quando um trabalho e’ bem realizado o resultado e’ sempre satisfatório , a técnica LTF , ou a própria TERAPIA MANUAL realmente e’ a melhor indicação , aliada e’ claro , a uma drenagem linfática realizada de forma correta , no momento correto . Abraços .

  47. Juliane disse:

    Você que é fisioterapeuta em Belo Horizonte , me passe seu telefone para contato . Vou fazer Abdominoplastia em Março e lipoaspiração . Estou precisando de um bom profissional em LTF .
    Abraços .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *