O que é Lipoaspiracão?

U Vivian Magalhaes   t 11 de maio de 2011


Lipoaspiração é uma cirurgia de remoção da gordura localizada, ou seja, ela é destinada aquelas pessoas que têm excesso de gordura em áreas específicas do corpo, não sendo deste modo uma cirurgia indicada para aquelas pessoas com problemas como a obesidade, pois seu intuito não é fazer com que se perca peso, mas sim que se modele o corpo. Como os próprios especialistas em cirurgia plástica afirmam a lipoaspiração pode acarretar mudanças na silhueta, porém não na balança.

Camada de gordura retirada na lipo (Foto: Divulgação)

Se a lipo for realizada em pessoas com bastante peso existe uma grande possibilidade de que o corpo fique com uma imagem irregular. Os pacientes também não devem esperar que toda a gordura seja retirada, porque segundo médicos, isso poderia acarretar anemia no paciente, já que quando a gordura é retirada, um tanto de sangue também é aspirado e se em excesso causa o distúrbio.

Tecnologia para lipoaspiração

Para realizar a lipo é utilizado um instrumento chamado de cânula ligado a um aparelho de sucção a vácuo ou mesmo de lipotripsia ultra-sônica, o qual realiza a quebra e a sucção da gordura, que normalmente é localizada na parte inferior as camadas da pele (epiderme e derme) denominada camada subcutânea, ou no interior da cavidade abdominal.

Estas áreas de gordura localizadas podem ser o culote, as coxas, os quadris, costas, nádegas, pescoço, abdômen, panturrilhas e rosto. Se você tiver a intenção de realizar a lipo em mais de uma área de gordura localizada não há problema nenhum em realizar todas as retiradas em um só procedimento.

Como funciona

Na cirurgia é necessária a utilização de anestesia, que dependendo do grau e tamanho da lipoaspiração pode ser local, geral ou bloqueio peridural. A primeira é adequada aos pequenos procedimentos e de curta duração durar. Quando a cirurgia for mais demorada e tiver mais exigências é preciso usar a anestesia geral. E por fim o bloqueio peridural é a anestesia que deixa as áreas de realização da cirurgia insensíveis, porém o paciente fica consciente ou somente com sedação.

A lipo também pode ser associada a outros procedimentos cirúrgicos como a de redução da mama, de estômago ou de tumores de gordura, ou seja, ela é um segundo procedimento nestes casos que serve para modelar estas áreas.

De acordo com os cirurgiões após o primeiro mês da lipo o inchaço (edema) e as manchas roxas na pele (equimoses) devem desaparecer, e no segundo e terceiro mês a pele já deve voltar a ter o mesmo endurecimento de antes. É aconselhável a utilização de cinta elástica durante um mês e meio, além de drenagem linfática para que o resultado seja obtido em menor tempo.

O preço da lipoaspiração também é uma coisa que varia muito, ou por causa do estado em que você pretende realizar a lipo, ou por conta da experiência do médico que vai realizar a cirurgia. É importante lembrar também que lipoaspiração é uma coisa e lipoescultura é outra.


7 respostas para “O que é Lipoaspiracão?”

  1. valglecia disse:

    da pra mim enviar esta pagina O que é Lipoaspiracão?por email ainda hoje

  2. Catia disse:

    é so vc copiar o texto e colar….

  3. Débora disse:

    este site é muito legal…
    ele diz como faz , eo que se faz ma lipoaspiração …. adoreii ,
    akih mais uma brasileira satisfeita obgd ….

  4. dorinha disse:

    Gostei muito da matéria sobre a lipoaspiração.Faço curso de Estética,e as mulheres tem muitas dúvidas a respeito.
    quero me intera do assunto para poder responder com segurança para minhas clientes.Muito obrigada,abraço

    Dorinha

  5. Bem informativo sobre lipoaspiração, gostei!

  6. Maire disse:

    Eo quéru faser um lipó ein mínias gorrdúras ondí e quí fais?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *