Os perigos da Lipoaspiração

U Vivian Magalhaes   t 20 de maio de 2011


Fala-se muito dos benefícios que os procedimentos de lipoaspiração trazem para homens e mulheres. No entanto, deve-se ter em mente que a lipoaspiração é uma cirurgia e, comotoda a cirurgia, pode trazer riscos à saúde, uma vez que envolve anestesia e cortes. Ao decidir pela lipoaspiração, é importante consultar mais de um médico e conhecer as referências de cada profissional.

Os perigos da Lipoaspiração

Os perigos da Lipoaspiração

É imprescindível ainda ter consciência das complicações que podem decorrer de uma lipoaspiração. Entre elas estão as infecções, por isso, alguns médicos prescrevem antibiótico para os pacientes que passam por lipoaspiração. Outro risco é a embolia, que pode ocorrer quando a gordura e entra no sangue através dos vasos sanguíneos rompidos durante a lipoaspiração. Os pedaços de gordura podem ficar presos nos vasos sanguíneos, aglomerar nos pulmões ou chegar ao cérebro. Os sinais da embolia pulmonar podem aparecer depois da cirurgia e são caracterizados por falta de fôlego ou dificuldade de respirar.

A perfuração das vísceras é outro risco durante o procedimento de lipoaspiração. Neste caso, os órgãos internos são perfurados ou danificados. Isso pode acontecer, por exemplo, quando o intestino é perfurado durante a lipoaspiração abdominal. Quando isso acontece, uma cirurgia pode fazer o reparo,mas em alguns casos é fatal. Já a seroma é quandoocorre acúmulo de líquido que fica retido próximo ao local da cirurgia, causando inflamação, a região fica inchada e muitas vezes avermelhada e quente. O local pode tornar-se endurecido e será necessário tomar antibiótico, antiinflamatório e dependendo da gravidade e da quantidade de líquido retido no local, terá que ser retirado com injeções e drenos.

Uma complicação muito séria é a compressão dos nervos e alterações nas sensações. Neste caso, opaciente pode sofrer parestesia, que é alteração nas sensações no local da lipoaspiração. Essas alterações podem ser a maior sensibilidade (dor) ou a perda da sensibilidade na área. Em alguns casos, é permanente. Já o inchaço e o edema são mais comuns e não geram situações graves, mas podem persistirpor meses depois da lipoaspiração.

O desequilíbrio de fluídos é outro risco da lipo. Acontece quando os tecidos adiposos contém muito líquido e o médico injeta grandes quantidades de fluidos durante o procedimento. Isso pode resultar em problemas cardíacos, excesso de fluidos nos pulmões ou problemas renais. Outra complicação séria é a toxidade decorrente da anestesia. Caso isso aconteça, o paciente ficará tonto, agitado, sonolento ou com zumbido nos ouvidos, fala enrolada, gosto metálico na boca, perda de sensibilidade nos lábios e língua, tremores, espasmos musculares e convulsões. A toxidade por lidocaína pode fazer o coração parar, sendo fatal.

Por fim, não são poucos os riscos que o paciente que optar pela lipoaspiração está sujeito. Por isso, há a necessidade de escolher um profissional com experiência.


10 respostas para “Os perigos da Lipoaspiração”

  1. janny disse:

    Olá…
    ha 2 meses fiz uma lipoaspiraçao, mais nao gostei do resultado, axo que o medico nao tirou toda gordura e nem fez uma cintura em mim, sinceramente axo que estou do mesmo jeito.
    será que ainda to enxada? nao tem mais nodulos nem dores abdonimais.Gostaria de saber quantos meses depois da lipoaspiraçao obitem o resultado final ou seja fica com a barriga chapada.
    muito obrigada.
    bjs…

  2. janaina disse:

    fiz uma lipo e fiquei com fibrose e gordura EN VOLTA DO UMBIGO……E Ainda dolorido no local da cirurgia….o q fazer agora?

  3. vaneide disse:

    fiz lipo e abdominoplastia,mais perto do corte ficou endurecido o cirúrgiao me receitou o uso do gel contractobex,será que vai resolver?

  4. fabiana disse:

    olá…
    fiz uma abdominoplastia seguida de lipo aproximadamente 1 ano, mas ainda sinto uma dor incomoda e contínua do lado esquerdo do abdomen. Gostaria de saber se essa dor é normal ou devo procurar o cirurgião imediatamente.

  5. Amanda disse:

    gostei:) thanks friends :):):):):):):):)

  6. suzana disse:

    Olá! Fiz lipo de abdômen, costas, enxerto de glúteo a 10 dias
    e estou com muita dor no meu nervo ciático, fiz uma aplicação de antibióticos no local, mas continuo com dor, é normal?

  7. Eliana disse:

    Olá fiz uma correção com uma segunda lipo , tenho estatura pequena e sou magra , no meu caso o medico precisa um pouco de gordura para injetar no rosto , mesmo sendo magra e não tendo quase nada para tirar , tive um pós operatório complicado tive uma emorragia e dor desmaiei e no dia seguinte acordei . sem saber dos procedimentos que foram tomados ,
    Acontece , que tenho uma dor muito forte impossibilitada de ter uma vida normal . e mal posso andar que a dor intensifica . nem tramal tira a dor .e tem um inchaço duro como uma bolha , é a impressão é acima do corte estendo para a direita até virilha muitas vezes se entende para o rim estou assim a 5 meses com estar dor infernal e os medicos não fecha diagnostico , sempre me libera do hospital em me dar respostas concretas ,, não sei o que fazer .

  8. marta disse:

    Podemos evitar estes procedimentos de risco , fazendo atividades física e também com alimentação adequada, balanceada durante todos os dias. Percebo que somos muito e muitas das vezes aquilo que queremos ou permitimos.A saúde depende de cada um conscientizar e se cuidar naturalmente.

  9. Jacqueline disse:

    Olá! Vou fazer uma lipo e gostaria de saber se hoje em dias ainda existem esses riscos todos ou não?

Deixe uma resposta