Quem pode fazer Lipoaspiração?

U Vivian Magalhaes   t 18 de maio de 2011


Muitas pessoas se perguntam. Eu posso fazer uma Lipo? Será que tenho condições para realizar uma lipoaspiração? Essas e outras perguntas nos vamos procurar responder neste artigo sobre quem pode fazer lipoaspiração.

Você com certeza deve ter em seu círculo de amizades ou possui algum parente que já se submeteu a uma cirurgia de lipoaspiração para retirar acúmulos de gordura em algumas áreas do corpo. Se o resultado foi satisfatório é praticamente certo que todos ao redor da pessoa, e que possuem o mesmo problema de gordura localizada, tenham se animado com a ideia de encarar o procedimento. No entanto, mesmo que milhares de pessoas todos os anos se livrem de pneuzinhos, gordura abdominal, entre outros excessos do corpo, nem todo mundo é um bom candidato para a cirurgia. Por isso, antes de se animar e deixar de lado a dieta, é bom se atentar para alguns detalhes.

foto 1 lipo abdominal

Em primeiro lugar é importante frisar que a cirurgia de lipoaspiração não é, nem nunca foi, indicada para que pacientes que querem emagrecer. É um procedimento cirúrgico que visa à remodelação do corpo. Sendo assim, o primeiro item a ser levado em conta é que o indivíduo que tem como objetivo fazer lipoaspiração precisa se encontrar bem próximo de seu peso ideal e ter pouca gordura acumulada, daquelas que não somem apenas com exercícios e dietas. Além disso, a pele do paciente precisa ter boa elasticidade e não apresentar muita flacidez. Sendo assim, a lipo é indicada que pessoas de até 55 anos. Pele com muitas estrias também não terá bom resultado com a lipoaspiração. Vale a pena, nesses casos, investir em outro tipo de tratamento antes de encarar a lipo.

Quem possui problemas cardíacos ou é diabético também precisa ter cuidado. É indicado que pacientes com esses quadros obtenham uma autorização para se submeter à lipoaspiração.

Além destes fatores relacionados à estrutura do corpo, há fatores psicológicos que devem ser levados em conta na hora de decidir pela cirurgia. Por exemplo, pessoas consideradas psicologicamente instáveis e que não demonstram ser muito realistas em suas expectativas – de modo que se deprimam facilmente ou fiquem com raiva caso o resultado alcançado não seja o esperado – devem passar bem longe da mesa de cirurgia. Muitas pessoas ainda podem nutrir esperanças de que com a lipoaspiração conseguirão conquistar o afeto ou o amor de determinada pessoa. Nesse caso, é crucial que a pessoa busque ajuda de um profissional da área psicológica antes de adotar medidas drásticas para o seu próprio corpo. Afinal, a cirurgia deve ser feita por puro desejo de se sentir melhor consigo mesma e, nesse ponto, o outro pode não acompanhar tais mudanças gerando decepção.

Não há uma idade mínima estabelecida para que a cirurgia de lipo seja realizada, no entanto, não é altamente recomendada para o público mais jovem, visto que resultados satisfatórios podem ser facilmente conquistados com exercícios físicos e boa alimentação. Caso o paciente mirim insista na ideia, é importante que, no caso das meninas, a lipoaspiração seja feita somente três anos após a primeira menstruação, e no caso dos meninos, é necessário contar com o aval do cirurgião plástico.


3 respostas para “Quem pode fazer Lipoaspiração?”

  1. boa noite! estou querendo fazer uma lipo mas tenho muito medo de cirurgias ate mesmo uma enjecão fico nervoso e minha pressão abaixa tem algum poblema

  2. sonia maria disse:

    boa noite eu tenho 49 anos gostaria de saber se eu posso fazer uma lipoescultura pois e meu sonho,obg

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *