Tudo sobre Atividade Física após a Lipoaspiração

1. SOBRE A LIPOASPIRAÇÃO

A lipoaspiração é hoje a segunda cirurgia mais feita no Brasil, ficando atrás somente do implante de prótese nos seios. Ela tem como finalidade tirar o excesso de gordura localizada nas mais variadas partes do corpo, desde o famoso abdômen até na região pélvica.

O procedimento é feito com anestesia local, peridural ou geral, dependendo do caso; o paciente fica internado aproximadamente doze horas após o procedimento para observações e pode fazer pequenos esforços alguns dias após a cirurgia.

Recomendamos que você acompanhe no site Malhar Bem as melhores dicas sobre atividades físicas, nutrição, suplementação e musculação.

Lipoaspiração

Se feita por cirurgião devidamente capacitado e experiente e com equipe anestésica de igual competência, a lipoaspiração é considerada um procedimento seguro. Hoje, já está disponível no mercado lipoaspiração tradicional, mini lipo e outras diversas opções de lipo não invasiva.

Veja também nosso artigo sobre os preços da lipoaspiração.

2. ATIVIDADE FÍSICA

A atividade física e fundamental na vida de uma pessoa. Ela previne doenças, impulsiona nossa saúde mental, ajuda a emagrecer e, de quebra, modela o corpo.

São muitos os que levantam a bandeira em prol da atividade física. O sedentarismo, além de falta de ânimo, preguiça e fadiga, ainda colabora com doenças do coração, respiratórias entre outras.

3. ATIVIDADE FÍSICA APÓS A LIPOASPIRAÇÃO

Uma dúvida que paira sobre a cabeça de quem quer recorrer a uma lipoaspiração é: “Quanto tempo preciso esperar para voltar a fazer atividade física?”. Esse dilema é ainda maior quando a pessoa está acostumada a fazer exercícios físicos regularmente, seja ao ar livre ou em academia.

ATIVIDADE FÍSICA APÓS A LIPOASPIRAÇÃO

Uma das preocupações de quem faz uma lipo é que se ocorrer sangramento por baixo da pele após a lipoaspiração, isso pode impactar no resultado final da cirurgia. Por isso, os médicos recomendam que a atividade física após a lipoaspiração seja suspensa nas primeiras semanas. São necessários pelo menos quatro semanas de repouso das atividades aeróbicas e seis semanas para atividades com pesos (musculação). No entanto as caminhadas leves não só são permitidas como devem ser feitas para ajudar a diminuir o inchaço e reduzir os riscos de coagulo sangüíneo.

É importante que esses prazos sejam respeitados, pois a ausência de atividade física após a lipoaspiração faz com que o processo de recuperação seja menos dolorido, mais confortável e mais rápido.

Enquanto ainda existirem pontos no lugar em que foi feito a lipoaspiração, a pessoa não pode fazer atividade física. Porém o tempo de suspensão das atividades será estipulado pelo cirurgião. É ele quem vai avaliar o tipo de lipo feita, qual tempo necessário de repouso e quando as atividades podem ser retomadas, de forma gradativa, claro.

Uma coisa interessante, e que talvez nem todas as pessoas saibam, é que o uso da cinta durante a atividade física após a lipoaspiração está dispensado, porém ela deve ser colocada logo após terminar os exercícios.

ATIVIDADE FÍSICA APÓS A LIPOASPIRAÇÃO

Veja abaixo o tempo médio de retorno à atividade física após a lipoaspiração em determinadas regiões do corpo:

  • Bochecha: os exercícios aeróbicos já podem ser feitos a partir de trinta dias. O tênis (esporte) somente após sessenta dias.
  • Coxas: quaisquer atividades que envolvam as pernas só podem ser iniciadas após sessenta dias. Exercícios que dependem somente dos braços podem ser iniciados com trinta dias.
  • Abdômen: qualquer atividade mais pesada deve ser evitada nos primeiros trinta dias. É importante ressaltar que após fazer uma lipoaspiração no abdômen, nada de ir correndo para a academia malhar o bumbum, acreditando que uma região não interfere na outra. Quando você faz força na região glútea, automaticamente o abdômen se contrai para dar apoio ao corpo. A continuidade desse movimento pode trazer sérias complicações, desde quebra dos pontos até coagulo sanguíneo.

Passado o tempo de repouso, a atividade física após a lipoaspiração é essencial para manter os músculos tonificados, melhorando ainda mais os resultados da cirurgia. Pois o exercício físico melhora o contorno corporal, o que infalivelmente irá melhorar os aspectos da lipoaspiração.

Um estudo feito na Universidade de Colorado mostrou que, mulheres que passaram pelo processo de lipoaspiração e não exerceram nenhum tipo de atividade física após o período de repouso, produziram, no período de um ano, uma quantidade de gordura quase equivalente ao retirado na cirurgia, sendo que parte dessa gordura foi visceral (gordura que oferece um maior risco à saúde, encontrada em órgãos abdominais). No entanto, as mulheres que se exercitaram apresentaram pouca recuperação de gordura e nenhuma gordura visceral.

ATIVIDADE FÍSICA APÓS A LIPOASPIRAÇÃO

Com isso define-se que a pratica de atividade física após a lipoaspiração não é somente um opcional, já faz parte do processo para manter os resultados obtidos.

Enfim, a opção por fazer ou não uma lipoaspiração é muito pessoal e vai de pessoa para pessoa, porém, a pratica de atividade física após a lipoaspiração é fundamental. Procure um cirurgião plástico confiável, tire todas as suas dúvidas, e se ainda sim continuar acreditando que fazer uma lipo irá deixar você mais feliz. Vá à luta e seja feliz!

3 Comentários em “Tudo sobre Atividade Física após a Lipoaspiração”

  1. Lucileide De Sá

    06. fev, 2013

    Ola queria saber o valor de uma lipo no abdome?

    Reply to this comment
  2. cristina duarte ferreira

    29. out, 2013

    ola tem 1 mês e 26 dias k fiz lipoaspiração e comecei na academia tem 2 semanas,la trabalho somente pernas e bumbum,mas percebi k minha barriga ta inchando ,faço massagem todos os dias,sera que esse inchaço é por causa dos exercício?me envia uma resposta

    Reply to this comment
  3. sonia silva

    10. nov, 2014

    Ola fiz lipoaspiração no abdomem faz 5 meses e teve complicações uma rotura no intestino e meu abdomem continua com o mesmo aspecto que antes da lipo nada mudou tem como saber se meu abdomem foi mesmo todo lipoaspirado ? de que forma posso averiguar.

    Reply to this comment