Tudo sobre a Rinoplastia

U Vivian Magalhaes   t 15 de maio de 2011


Alguns pequenos defeitinhos no rosto ou no corpo, que na maioria das vezes são apenas neura das pessoas, podem ser corrigidos, disfarçados ou amenizados com alguns tipos de roupa, acessórios ou maquiagem. Em compensação, algumas partes do corpo e do rosto infelizmente não podem ser disfarçadas e quem precisa encarar diariamente aquela “falha” no visual diante do espelho só tende a sofrer. É o caso do nariz, que quando muito avantajado, grosso ou até torto pode causar pesadelos, tamanha a gozação dos amigos, colegas e parentes. Para corrigir o formato do nariz é possível recorrer à cirurgia chamada Rinoplastia, que tem como objetivo corrigir as deformidades desta parte do rosto.

Tudo sobre a Rinoplastia

Tudo sobre a Rinoplastia

Como é feita a Rinoplastia

Inicialmente é necessário que cirurgião e paciente conversem sobre os objetivos da cirurgia e o que será possível alcançar. Muitas vezes um formato de nariz igual àquele de tal celebridade simplesmente não combina com um determinado tipo de rosto. O jeito então é chegar a um acordo.

A cirurgia pode ser feita tanto com anestesia local e sedação, quanto com anestesia geral. No segundo caso é necessário que o paciente seja internado e permaneça no hospital por 24 horas. É bastante comum que após a Rinoplastia sejam feitas também outras cirurgias para corrigir problemas de saúde, como o desvio de septo, por exemplo.

Caso seja feita apenas a Rinoplastia o procedimento não costuma demorar mais do que duas horas. Há maneiras diferentes de realizar a cirurgia, sendo que a mais comum é aquela em que o médico executa todas as ações de correção na parte interna do nariz. Neste caso não há cicatrizes externas na maior parte das vezes.

Antes da Rinoplastia

O pré-operatório consiste na realização de alguns exames básicos, como os sanguíneos, de urina e de teste cirúrgico. É importante também que o paciente não consuma bebidas alcoólicas nem alimentos pesados no dia anterior à cirurgia. Caso o indivíduo comece a apresentar sinais de alergia ou fique gripado o procedimento cirúrgico deverá ser adiado.

Depois da Rinoplastia

Logo após a cirurgia, o nariz é imobilizado por uma tala cirúrgica, que deve permanecer no local durante uma semana. É comum também que sejam utilizados tampões nasais internos. Após sete dias, a tala dá lugar a um curativo que tem como objetivo remodelar o nariz e que deve ser usado por um período que varia entre vinte e trinta dias.

O paciente pode voltar ao trabalho alguns dias depois, mas esforços e exercícios físicos pesados só poderão ser realizados novamente após um mês. A exposição ao sol também deve ser evitada durante o pós-operatório da rino, assim como o ato de assoar o nariz com muita força.

É comum que hematomas e edemas apareçam na área recém-operada, além de manchas arroxeadas nas pálpebras inferiores. As macas costumam sumir em poucos dias, e o inchaço pode ser aliviado com compressas na região. O resultado final da rinoplastia só poderá ser percebido mesmo após um período de três meses.


Uma resposta para “Tudo sobre a Rinoplastia”

  1. mauricio disse:

    Olá, tenho um nariz com a narina maior que a outra, gostaria de corrigir, pois quando vejo uma foto minha percebo que uma narina é um pouco mais caida que a outra.
    Tenho 37 anos,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *