Tudo sobre a Mamoplastia

O que é Manoplastia? Como fazer a Manoplastia? Quanto custa uma Manoplastia? Essa e outras perguntas nos vamos procurar responder neste artigo.

Os seios sempre representaram, e continuarão representando, um aspecto dominante na aparência feminina. Desta forma, não é espantoso saber que a mamoplastia, o que inclui cirurgias de aumento ou redução das mamas, ocupa o segundo lugar no ranking das cirurgias plásticas mais realizadas no país, ficando atrás apenas da lipoaspiração, de acordo com dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Mamoplastia Redutora

Doutora fazendo linhas nos seios da mulher
Doutora fazendo linhas nos seios da mulher – Foto: Freepik

Muitas meninas e mulheres têm a tendência de desenvolverem seios com um tamanho avantajado. Embora o tamanho excessivo desta parte do corpo seja muito apreciado por certas culturas, muitas vezes ter seios muito grandes ocasiona dores nas costas, ombros e pescoço, marcas profundas do uso de sutiãs, além de questões relacionadas ao lado psicológico, como vergonha do corpo ou receio de comentários e olhares maldosos. Para estes casos citados acima recomenda-se a mamoplastia redutora, que tem como objetivo reduzir o volume dos seios. A cirurgia é indicada para garotas acima dos dezoito anos de idade, afinal, somente após esta idade é que as glândulas mamárias estarão totalmente desenvolvidas.

Como é feita a Mamoplastia

Dois cirurgiões debatendo como fazer a cirurgia
Dois cirurgiões debatendo como fazer a cirurgia – Foto: Freepik

Existem diversos métodos para a retirada do volume das mamas, mas as mais comuns consistem em incisões nos formatos de T invertido ou âncora, sempre acompanhando a forma natural dos seios. O procedimento pode levar cerca de três horas e o tipo de anestesia pode variar entre local com sedação assistida, peridural alta ou geral conforme as características de cada paciente. O procedimento deixa cicatrizes ao redor dos mamilos, na área conhecida como aréola, no entanto, depois de algum tempo elas se tornam imperceptíveis.

Depois da cirurgia a paciente deverá usar um sutiã específico sem costuras ou uma faixa de compressão nos seios. O repouso deverá ser seguido por pelo menos uma semana e durante alguns dias deve-se evitar o movimento de levantar os braços ou realizar atividades de esforço físico. O resultado definitivo poderá ser percebido após um período que pode variar de seis meses a um ano.

Mamoplastia de aumento

Doutora segurando um implante na mão
Doutora segurando um implante na mão – Foto: Freepik

Muitas mulheres Brasil, e mundo afora também, sonham em ter seios grandes e arredondados. Algumas sortudas nascem com seios com um formato mais avantajado e harmônico, no entanto, a maior parte do público feminino recorre a mamoplastia de aumento para ter as mamas iguais àquelas estampadas em capas de revista. Para que o resultado seja alcançado são inseridas nos seios próteses mamárias, que podem ser feitas de soro fisiológico ou silicone, sendo que estas são mais comuns.

Como é feita a Mamoplastia

Existem diversas maneiras de se inserir as próteses nos seios e a escolha do método irá depender do acordo entre paciente e cirurgião. É possível que elas sejam inseridas através da região logo abaixo dos seios, das axilas ou das aréolas, localizadas ao redor dos mamilos. O procedimento costuma levar de uma a três horas para acontecer, o que certamente dependerá do tipo de incisão que será feita.

Normalmente a mamoplastia de aumento é realizada com anestesia geral, mas em alguns casos pode-se optar também pela anestesia local com sedação. Antes do procedimento é necessário que médico e paciente entrem em consenso para decidirem qual o tamanho ideal de prótese a ser colocada nos seios. Apesar de um tamanho ficar bom em uma mulher, não é certo que ele será indicado para outra. É necessário avaliar questões de altura e peso corporal e também preservar a harmonia geral do corpo.

É recomendável que a paciente utilize um sutiã cirúrgico específico após a retirada dos curativos e que permaneça em repouso por uma semana, evitando atividades de esforço ou movimento excessivo dos braços. É indicado também que a exposição ao sol e ao frio seja controlada.

Após dois meses o inchaço tende a diminuir consideravelmente, mas o resultado definitivo só poderá ser percebido em um período aproximado de seis meses.

3 COMENTÁRIOS

  1. Olá gostaria de me informar quanto custa em media uma cirurgia de abdominoplastia e pra colocar prostese de silicone nos seios ..peso 58kl e 1.60. Voces parcelam e ate quantas vez desde de já agradeço atenção. Glaucia Rj [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.